HOSPITAL 1 - 8:30 h – 17h
Campus da FIOCRUZ– Manguinhos - RJ
HOSPITAL 2 - 8:30 h – 11h30
Novo Barra – Rede D´Or - Barra da Tijuca - RJ
HOSPITAL 3
1a Visita - 8:30 h – 11h30
2a Visita - 14h - 17h
Hospital do Galeão- Ilha do Governador - RJ
HOSPITAL 4 - 14h – 17h
Super Centro Carioca de Saúde – Benfica - RJ
HOSPITAL 5 - 08h30 – 11h30
Hospital Lourenço Jorge – Barra da Tijuca - RJ (visita fechada)
HOSPITAL 6 - 08h30 – 11h30
Clínica da Família – Unidade Básica Municipal – Barra da Tijuca - RJ (visita fechada)
HOSPITAL 7 - 08h30 – 12h
Unimed Rio– Barra da Tijuca - RJ
HOSPITAL 8 - 08h30 – 12h
INCA–Praça da Cruz vermelha – Centro - RJ
HOSPITAL 9 - 08h30 – 12h
IRCAD – América latina – Unidade Rio – Barra da Tijuca - RJ
HOSPITAL 10 - 08h30 – 12h
Instituto Estadual do Cérebro
06/08/2024
MINICURSO 1 – Ferramentas para qualificação de projetos hospitalares: aplicação em serviços de emergências (cancelado)
06/08/2024
09h - 12h
MINICURSO 2 – Iluminação Natural em Arquitetura Hospitalar: Fachadas Cinéticas com Tecnologia Responsiva
Uma das principais estratégias arquitetônicas que podem contribuir para o processo terapêutico dos pacientes em ambientes de internação é a utilização de iluminação natural. Este tipo de ambiente deve possuir sistemas de controle, pois necessitam de condições especiais de iluminação, segundo a RDC nº 50/2002, Resolução que trata do Regulamento Técnico para elaboração e avaliação de projetos físicos de Estabelecimentos Assistenciais de Saúde (EAS) no Brasil. A arquitetura tem incorporado novas soluções tecnológicas integradas às fachadas, permitindo a exploração de novas linguagens, conceitos e funções, que contribuem conforto humano e da eficiência energética. A fachada cinética com tecnologia responsiva (FCTR) é o aprimoramento da envoltória objetivando atender eficazmente as necessidades do usuário e da edificação. O curso deverá abordar os seguintes aspectos e informações técnicas relativas ao aprendizado sobre o tema: I. Apresentar conceitos sobre a Fachada Cinética com Tecnologia Responsiva (FCTR), de forma a explicitar a sua contextualização histórica, por meio de levantamento das edificações construídas pelo mundo; II. Gerar uma reflexão a respeito deste conceito, tendo como foco a qualidade do ambiente construído através da cinemática das fachadas. III. Analisar as potencialidades da inter-relação das FCTRs existentes no mundo, no controle da incidência da luz natural e sua aplicabilidade nos ambientes de internação. IV. Elaborar exercícios de aplicação de fachadas cinéticas com tecnologia responsiva em arquitetura hospitalar
Paula de Castro Brasil: Professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) na Faculdade de Ciências Exatas e Engenharias (FCEE). Professora e Coordenadora da Graduação em Arquitetura e Urbanismo do Unilasalle-RJ (conceito 5_MEC). Pós-doutorado em Inovação e tecnologias para a qualidade do projeto - PPGAU/UFF, convênio com o Fraunhofer Institut (2016). Doutora em Arquitetura (linha de pesquisa Projeto e Sustentabilidade) na Universidade Federal do Rio de Janeiro - PROARQ/ UFRJ (2014). Mestre em Arquitetura e Urbanismo (linha de pesquisa Projeto, Produção e Gestão) pela Universidade Federal Fluminense (2010). Especialista em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (2008). Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Gama Filho (2006). Coordena os grupos o laboratóro GEPAC_ Gestão de Projetos em Arquitetura e Cidade. Coordena os grupos de pesquisa: Gestão do processo de projeto e sustentabilidade (GPS) e Práticas contemporâneas no ensino de Arquitetura e Engenharia. Tem experiência nas áreas de arquitetura e construção civil com ênfase em: Ensino de Arquitetura e Engenharia, Gestão do processo de projeto, Gestão e Tecnologia da Construção, Modelagem da informação (BIM), e Sustentabilidade. Atua como Avaliadora ad-hoc do MEC/INEP e dos periódicos Ambiente Construído e Conhecimento e Diversidade.
Isabel Muzi: Mestre em Ciências em Arquitetura (2022) pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura (PROARQ), Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, sendo bolsista pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Arquiteta e Urbanista pela Universidade Gama Filho (2006) e MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (2014). Atualmente atua como Pesquisadora (bolsista) do IVIG / COPPE/ UFRJ - Instituto Virtual Internacional de Mudanças Globais do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Integrante do Grupo de Pesquisa EES / PROARQ / UFRJ Energia Espaço e Sociedade do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atuou como arquiteta no Setor Público e Privado em diversas áreas, com destaque para projetos de arquitetura hospitalar, projeto executivo e gerenciamento de projetos e obras. Possui interesse sobre as temáticas: Arquitetura Hospitalar, Conforto Humano, Conceito de Luz Integrativa, Ciclo Circadiano e Análises Paramétricas.
06/08/2024
14h - 17h
MINICURSO 3 – Arquitetura & Engenharia: interação hoje como redução de custos amanha
Alexandre Ferreli Souza é Engenheiro em Eletrônica pela UFRJ, Mestre em Engenharia Biomédica pela COPPE/UFRJ, MBA em Engenharia de Manutenção, especialista em Segurança do Trabalho e em Engenharia Clínica. Atua com gestão de tecnologias em saúde desde 1995. Autor do livro "Gestão de manutenção em Serviços de Saúde". Presidente na gestão 2017/2020 da Associação Brasileira de Engenharia Clínica. É colaborador do IFMBE. Atua como Gerente Operacional na Staff Engenharia Clínica, coordenador do curso de especialização em Engenharia Clínica e de Infraestrutura no Instituto E-Class e perito judicial. Em 2021 foi reconhecido pelo IFMBE como destaque internacional em Engenharia Clínica.
06/08/2024
14h - 17h
MINICURSO 4 – Compartimentação de projetos para Proteção e Incêndio
Este minicurso abordará os requisitos e especificidades da compartimentação contra incêndio em edifícios de saúde, explanando o risco de incêndio e os graves impactos na habitabilidade, bem como na continuidade da operação. Considerando as necessidades do projeto arquitetônico, serão apresentadas soluções para enfrentar os diversos desafios experimentados no desenvolvimento de novos projetos, bem como na modernização de edificações hospitalares existentes, apresentando alternativas e exemplos práticos de solução.
Marcos Kahn é engenheiro eletricista com pós graduação em segurança do trabalho. Especialista em engenharia de segurança contra incêndio. Consultor e projetista de grandes hospitais, laboratórios e de renomadas empresas nacionais e multinacionais. Autor do ‘Manual de Segurança Contra Incêndio em Estabelecimentos Assistenciais de Saúde’ da OPAS / ANVISA (2014). Membro da Health Care Section da National Fire Protection Association (NFPA) desde 1998. Membro de diversos comitês de normalização da ABNT. Professor do curso de pós graduação em Arquitetura Hospitalar do IEP Albert Einstein. É membro fundador e palestrante da ABPP - Associação Brasileira de Proteção Passiva. É também membro fundador, palestrante e integrante do Comitê Técnico Institucional da ABDEH - Associação Brasileira para o Desenvolvimento do Edifício Hospitalar e Diretor Técnico da KB Engenharia.
07/08/2024
09h - 16h
MINICURSO 5 – Qualidade do ar no Ambiente de saúde
"Principais fontes poluentes do ar interno em hospitais e espaços assistenciais a saúde e seus impactos"
"O Projeto dos sistemas HVAC em Hospitais e EAS com foco na Qualidade e Segurança do Ar Interno – NBR 7256"
"Desafios e soluções da climatização em Ambientes Assistenciais à Saúde"
"Aplicação do PMOC nos Hospitais e demais Ambientes de Saúde"
"Tecnologias Inovadoras em Filtração e Purificação de Ar em Ambientes de Saúde"
"Impacto do Ambiente Interno no Controle de infecções"
Prof.a. Adriana Gioda: Química Industrial, Doutora em Química Orgânica/Analítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (LADETEC/IQ/UFRJ). É Professora e coordenadora do Laboratório de Química Atmosférica (LQA/PUC-Rio), sócia fundadora da Latin American Association of Environmental, Experimental and Nanomaterials Toxicology, e membro do Comitê Gestor do PNQAI e da BRASINDOOR.
Eng. Francisco José Simões Pimenta: Graduado em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e Pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho pela FEAMIG. Foi Vice-presidente de Relações Institucionais da Associação Brasileira de Engenharia de Sistemas Prediais (Abrasip-MG). Foi Diretor Regional ABRAVA em MG. Foi Presidente do Departamento Nacional de Empresas Projetistas e Consultores (DNPC) da Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-condicionado, Ventilação e Aquecimento (ABRAVA). É membro da American Society of Heating and Air-Conditioning Engineers (ASHRAE), associado da ABDEH (Associação Brasileira para o Desenvolvimento do Edifício Hospitalar) e proprietário da Climatizar Engenharia Térmica e Automação Ltda.
Edson Alves: é fundador e CEO da Star Center Soluções em Climatização, empresa referência em obras de engenharia de climatização, uma das empresas que compõem a holding GRSC, ao lado da DuctAir (fabricante de dutos) e da KPM Service (monitoramento e manutenção de sistemas de climatização). Desde 2019, Edson Alves também é presidente da Smacna Brasil – Sheet Metal and Air Conditioning Contractors National Association – Chapter Brasil.
Itamar Lima é Bacharel: em Administração e Pós Graduado em Gestão da Qualidade. Formação em Mecânica Refrigeração e Climatização, Elétrica de Manutenção, Pneumatica e Hidraulica. Diretor Tecnico do Qualindoor ABRAVA e membro atuante do Grupo de Meio Ambiente ABRAVA/CETESB. Membro participante do CB55 revisão de normas. Coordenador do Depto Qualidade da Masstin Engenharia e Soluções.
Manoel L. S. Gameiro: Engenheiro Mecânico com especialização em refrigeração e ar-condicionado. Diretor Nacional de Vendas da Ecoquest - Membro do Board do GBC Brasil. Delegado de assuntos relacionados à construção sustentável da ABRAVA.
Dra Silvana de Barros Ricardo: é Médica Infectologista e Epidemiologista Hospitalar, Mestre em Microbiologia, Pós-graduada em gestão de negócios. Coordenadora da CCIH da Rede Mater Dei de Saúde
07/08/2024
09h - 12h
MINICURSO 6 – Enfermedades Infecciosas Relacionadas con Proyectos en Situaciones de Emergencia (Curso em Espanhol) – Michele di Marco
Professor: Arquiteto Michele di Marco – OMS – TÈCHNE -Suiça -Michele di Marco é arquiteto, especializado em redução de riscos de desastres, com vários anos de experiência no setor humanitário e de desenvolvimento. Michele leciona em diversas universidades sobre temas de arquitetura, direitos humanos, resposta a emergências e redução de riscos de desastres.
Ele faz parte da equipe fundadora da Téchne, a Rede Técnica de Ciência para a Saúde da Organização Mundial da Saúde (OMS), onde além de trabalhar no controle de engenharia de doenças infecciosas, coordena as operações e atividades dos membros da Téchne. Michele é um verdadeiro internacionalista que acredita no poder do networking e da abordagem multidisciplinar.
07/08/2024
16h - 18h
MINICURSO 7 – (gratuito) Desenvolvimento dos projetos em consonância com as alterações das políticas públicas de saúde.
Renata Couto – Coordenação de Engenharia e Arquitetura – SMS/RJ
Arquiteta e Urbanista formada pela FAU-UFRJ. Especialista em Arquitetura de Ambientes de Saúde e Mestre em Arquitetura pelo Programa de Pós-graduação em Arquitetura -PROARQ-FAU-UFRJ.
Atuou como pesquisadora do Grupo de Pesquisa Espaço Saúde-PROARQ-FAU-UFRJ
Arquiteta e Servidora Pública da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro.
Desde 2016 atua como Coordenadora de Engenharia e Arquitetura da SMS-RJ.
07/08/2024
14h - 17h
MINICURSO 8 – Plano Diretor em Edifícios para a Saúde
O curso abordará a metodologia desenvolvida para a EBSERH, para aplicação nos diversos hospitais de sua Rede.
PRIMEIRA PARTE | INTRODUÇÃO: Definição, conceito, metodologia e apresentação do Manual para desenvolvimento e gestão de PDFH para a Rede EBSERH;
SEGUNDA PARTE | PROJETO PILOTO: Apresentação de case com demonstração da aplicação do PDFH em Hospital da Rede, processos, cenários e resultado final.
Elisabeth Hirth
Quarta Feira – 07 de agosto de 2024
Local: Centro de Convenções - Hotel Windsor Barra da Tijuca
19h - 19h30
Mesa de Abertura – Kátia Fugazza, Ana Paula, Fábio Bitencourt, Marcelo Boeger e convidados/autoridades nacionais e internacionais.
19h30 - 19h40
Homenagem Especial da ABDEH
19h40 - 20h
Abertura da exposição de Mário Ferrer
20h - 21h
Encerramento e Coquetel de boas-vindas
Quinta Feira – 08 de agosto de 2024
08h - 08h30
Abertura da sala e das atividades e credenciamento
08h30 - 09h15
Comunicações 1
Moderador: Márcio Oliveira
Trabalho 1 – Para além dos muros do hospital: a integração urbana do edifício hospitalar e o potencial de sua vizinhança na promoção à saúde
Apresentadora: Ana Paula Pereira de Campos Lettieri
Trabalho 2 – Transcendendo a Saúde: programa para espaço de atendimento à saúde voltado para população transgênero. Inclusão através do cuidado com a saúde integral.
Apresentadora: Larissa Dias dos Santos
09h15 - 09h45
Simpósio satélite / apresentação patrocinador
09h45 - 10h
Coffee-break
10h - 11h15
Painel 1 – CONEXÃO SAÚDE – SOCIEDADE
Debates: Moderadores: Marcelo Boeger e Bia Gadia
Palestrante 1 – Helen Bandeira (Santa Casa de Misericórdia -Brasil)
Tema: ”A Implantação do Hospital Nora Teixeira na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.”
Palestrante 2 – Maria Tereza F. da Costa
Tema: “Desafios da gestão e o papel do Hospital na Rede de Atenção à Saúde.”
Palestrante 3 – Renata Pascoal (Ministério Público Estadual – RJ)
Tema: Práticas no campo da saúde: perspectivas construtivas.
11h15 - 12h30
Conferência 1 –Debates – Michele di Marco (WHO – Tèchne -Suíça)
Tema: “Infectious disease in an era of global change”
Moderadores: Adriana Sarnelli e Carlos Marczyck
12h30 - 13h30
Almoço
13h30 - 14h15
Comunicações 2
Moderadores: arq. Amélia Zau
Trabalho 4 – Hospitais do futuro: tecnologias emergentes e perspectivas para a arquitetura hospitalar no Brasil.
Apresentador: João Paulo Lucchetta Pompermaier
Trabalho 5 – Em busca de uma gestão responsável e eficiente na manutenção predial hospitalar.
Apresentadora: Aline Neves Gomes
Trabalho 6 – A arquitetura hospitalar importa para a segurança do paciente.
Apresentador: Felippe Micheli Costa de Castilho
14h15 - 14h45
Simpósio satélite / apresentação patrocinador
14h45 - 16h
Painel 2 – TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E CONTROLE X INFRAESTRUTURA PARA A SAÚDE
Moderador: Beth Hirth e Patricia D’Alessandro
Palestrante 1: Christiane Lacerda (ASHRAE – Brasil)
Tema: “A água no ambiente de saúde”
Palestrante 2: Carlos Eduardo López (Argentina)
Tema: “Sustentabilidade como objetivo de proposta termomecânica.“
Palestrante 3: Gustavo Cantuária (Brasil)
Tema: “A saúde das edificações para assistência à saúde: reflexões e percepções”
16h - 17h15
Conferência 2 – Debates– Daniela Pedrini (IFHE – Itália)
Tema: “Innovative solutions to optimize the outpatient journey on a complex hospital site.”
Moderadores: Eliete Pinho Araújo e René Galesi
17h15 - 17h45
Coffee-break e abertura de exposições
17h45 - 18h45
Mesa redonda –
Apresentador: Emerson da Silva
Moderadores: Salim Lamha Neto e Walmor Brambilla
18h45 - 19h45
Assembléia Geral Extraordinária (AGE)–ABDEH
Presidente Ana Paula Naffah Perez
21h - 23h
Jantar por adesão
Sexta Feira – 09 de agosto de 2024
08h - 08h30
Abertura da sala
08h30 - 09h15
Comunicações 3
Moderador: Márcio Oliveira
Trabalho 7 – Arquitetura para saúde: Os desafios de projeto na adequação do espaço construído de EAS.
Apresentadora: Bárbara Carvalho
Trabalho 8 – Associando projeto e pesquisa em EAS: considerações sobre o tema em eventos científicos na área de projeto.
Apresentadora: Luciana de Medeiros
Trabalho 9 – Evolución tipológica de la arquitectura hospitalaria en Argentina.
Apresentadora: Rita Comando
09h15 - 09h45
Simpósio satélite / apresentação patrocinador
09h45 - 10h
Coffee-break
10h - 11h15
Painel 3 – A GESTÃO DOS ESPAÇOS E A EXPERIÊNCIA DOS USUÁRIOS
Moderador: Elza Costeira
Palestrante 1 – Alicia Preide (Argentina)
Tema: Residencia de arquitectura para la salud – Provincia de Buenos Aires: Una modalidad formativa orientada al abordaje integral de los espacios para la salud.
Palestrante 2 – Mônica Bezerra (Brasil)
Tema: “Harmonia entre História e Inovação: Desafios e Soluções em Projetos Arquitetônicos para Hospitais Históricos”
Palestrante 3 – Aníbal Sabrosa (Brasil)
Tema: “Bairros densos e plurais podem ser mais sustentáveis e saudáveis – o caso Parque Global, São Paulo”
11h15 - 12h30
Conferência 3 – Debates – Flavio Romero ( Colômbia )
Tema: Panorama de la arquitectura hospitalaria en América Latina, una mirada desde Colombia.
Moderador: Luciano Monza e Flávio Kelner
12h30 - 13h30
Almoço
12h30 - 13h30 Agenda excepcional
Reunião IFHE-Américas Regional Group para convidados:
IFHE: Fábio Bitencourt; Luciano Monza; Michele di Marco (WHO – Tèchne -Suíça), Daniela Pedrini (IFHE-Europe)
ABDEH: Ana Paula Perez; Doris Vilas Boas; Walmor Bambrila; Elza Costeira; Daniela Sarnelli, Kátia Fugazza, Cristiane Silva, Márcio Oliveira
Grupo américas: Flavio Romero e comitiva
Coordenação Fábio e Luciano
13h30 - 14h15
Comunicações 4
Moderador: Amélia Zau
Trabalho 10 – Humanização em ambientes de radioterapia do inca: a importância do estudo arquitetônico.
Apresentadora: Luciana Mattos dos Anjos Galdino
Trabalho 11 – Hospitais públicos do Distrito Federal.
Apresentadora: Maruska Lima de Souza Holanda
14h15 - 14h45
Simpósio satélite / apresentação patrocinador
14h45 - 16h
Painel 4 – PANORAMA DE LA ARQUITECTURA HOSPITALARIA EN AMÉRICA LATINA, UNA MIRADA DESDE COLOMBIA
Moderador: Renato Gama-Rosa Costa
Palestrante 1 – Deborah Azevedo
Tema: “Ambientes Assistenciais de Saúde Seguros”
Palestrante 2 – Joaquim Meira
Tema: “Design Baseado em Evidências: Benefícios e Impactos no Contexto Assistencial em Saúde Brasileiro”
Palestrante 3 – Osvaldo Donato
Tema: “Centro de medicina nuclear y radioterapia”
16h - 17h15
Conferência 4 – Debates: Arquiteto Santiago Viale Lescano (Córdoba, Argentina)
Tema: “Aquitectura para la salud: Reecontrando en lo simple la respuesta a la sustenibilidad.”
Moderadora: Cristiane Silva
17h15 - 17h45
Coffee-break
17h45 - 18h45
Mesa redonda de encerramento
Apresentador: Emerson da Silva
Moderador: Ana Paula e Fábio Bitencourt
18h45 - 19h45
Encerramento
Kátia Fugazza, Ana Paula e Dóris Vilas-Boas
21h - 23h
Jantar por adesão – Local a ser informado
Médico sanitarista. Mestre e Doutor em Saúde Pública. Ex diretor de hospitais federais. Coordenador Executivo do Proqualis/ENSP/Fiocruz e Presidente da SOBRASP
Enfermeira, sanitarista, Doutora em Saúde Pública da ENSP/FIOCRUZ. Pós Doutoranda pela Universidade Federal de Santa Catarina, Mestre em Administração e especialista em Gestão Hospitalar e em Saúde Coletiva. Atuação na área da gestão de sistemas e serviços de saúde, com ênfase nos últimos dez anos no campo da infraestrutura em saúde no Ministério da Saúde. Atualmente atua na área de auditoria em saúde, no Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro e como professora de legislação em
saúde nos cursos de pós-graduação de gestão em saúde e em arquitetura em saúde do INBEC e do Instituto Albert Einstein.
Graduado em Medicina pela Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro, Pós-graduado em Administração Hospitalar e em Gerência Hospitalar, é o Superintendente Técnico da Organização Nacional de Acreditação – ONA. Foi Coordenador-Adjunto do Programa de Garantia e Aprimoramento da Qualidade em Saúde do Ministério da Saúde; e Coordenador do Projeto de implantação de Acreditação de Serviços de Saúde do Ministério da Saúde. Fellow e ISQua Expert da International Society for Quality in Healthcare – ISQua e Membro da SOBRASP, é um dos Fundadores da ONA e participa da autoria e desenvolvimento dos Manuais da ONA desde sua fundação.
Graduado em Arquitetura pela Universidade de Brasília, Mestre em Arquitetura pela McGill University. Doutorando em Psicologia pela Universidade Católica de Brasília. Atuou como consultor do Ministério da Saúde nos projetos Reforsus, Somasus e Hemorrede Sustentável, atuou na Fundação Nacional de Saúde – FUNASA. Membro de grupos de estudos para revisão da norma RDC-50. Coordenador e professor convidado em cursos de Especialização em Arquitetura Hospitalar. Presidente da ABDEH no período 2014-2017. Editor da Revista IPH. Membro do Conselho Mundial da International Federation of Healthcare Engineering – IFHE. Atua com pesquisas, projetos e consultorias.
Arquiteto, Doutorando, Especialista em Planejamento de Recursos Físicos em Saúde, e em Ciências Sociais e Saúde. Presidente (2008-2010) e Vice-Presidente (2010-2012) da AADAIH. Palestrante em congressos e seminários na Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Itália, México, Noruega, Peru, Uruguai e Venezuela. Presidente do 22º Congresso Latino-Americano (2011) e do XXIII Congresso Mundial da IFHE (2014). Diretor de Pós-Graduação do Projeto Edifícios de Saúde FADU UBA AADAIH, Professor de pós-graduação na Argentina, Brasil, Bolívia e Espanha. Coautor de livros e autor de artigos em revistas especializadas. Sócio da ArquiSalud (www.arquisalud.com.ar).
Arquiteta e Urbanista (FAU/UFRJ). Mestre e Doutora (PROARQ/FAU/UFRJ). Pós-doutorado (DPH/COC/FIOCRUZ). Especialista em Administração Hospitalar (IMS/UERJ). Foi professora do Instituto de Administração Hospitalar e Ciências da Saúde (IAHCS) e coordenadora e professora do Instituto Brasileiro de Educação Continuada (INBEC/UNIP). Foi arquiteta (SMS/Prefeitura do Rio de Janeiro). Pesquisadora dos Grupos: Saúde e Cidade (DPH/COC/FIOCRUZ) e Espaço-Saúde (PROARQ/FAU/UFRJ). Membro do Capítulo Sul-Americano da International Academy of Design and Health e da Rede Latino-americana da International Federation of Healthcare Engineering (IFHE). Membro do Conselho Editorial da ABDEH e do Comitê Científico da Sociedade Brasileira de Segurança do Paciente (SOBRASP).
Pós-doutorado pela Universidade da Coruña (2018), Doutora em Ciências pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP, FIOCRUZ) em 2008 – Capes nível 6, Mestre em Planejamento Urbano – Tecnologia pela FAU UnB (1999), Arquiteta pela FAU-UFRJ (1976), Licenciatura em Educação Física pela Dom Bosco (1988), Arquiteta da Secretaria de Saúde SESDF, Professora da FATECS e Coordenadora do Mestrado em Arquitetura e Urbanismo do CEUB e dos grupos de pesquisa Cidade e Habitação, novas perspectivas; Arquitetura, Qualidade Ambiental, Eficiência e Saúde. Membro da ABDEH (Associação Brasileira para o Desenvolvimento do Edifício Hospitalar) e membro do Comitê Técnico-científico dos congressos da ABDEH e outros.
Arquiteta, Doutora em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro -UFRJ, Especialista em Gestão Hospitalar pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Especialista em Gestão de Redes de Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca – ENSP/FIOCRUZ. Colaboradora em Ambiente Hospitalar pelo Ministério da Saúde. Coordenador Científico ABDEH – Regional Rio de Janeiro. Autora de diversas publicações sobre o tema da Arquitetura para a saúde e do livro “Ambiências sensíveis nos lugares de nascer”. Atualmente atua como Analista de Arquitetura e Engenharia na Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro – RJ.
Engenheiro civil (UFRGS/1979), mestre em Engenharia Civil (PPGCI/UFRGS/2022), sócio da Marczyk Engenharia LTDA., professor e consultor. Experiência em gestão e coordenação de uma diversa gama de projetos e obras de Construção Civil na área hospitalar, tendo atuado durante 38 anos em dois hospitais privados de excelência no RS- (HMD e HMV). Com visão estratégica no segmento hospitalar e conhecimento da gestão das operações de manutenção de infraestrutura; liderou o capítulo FMS de sete certificações internacionais da JCI Autor de diversas publicações, dentre elas o artigo “Slack in the infrastructure of Intensive care units: Resilience management in the post Pandemic era” (https://doi.org/10.1186/s12913-023-09495-4)
Arquiteto e Engenheiro Civil, especialista em Arquitetura de Sistemas de Saúde com pós-doutorado pela Universitat Politècnica de Catalunya. Atualmente é professor titular da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia, Editor Geral de Publicações e Editor da Revista Ambiente Hospitalar da Associação Brasileira para o Desenvolvimento do Edifício Hospitalar (ABDEH). É coordenador do Grupo de Estudos em Arquitetura e Engenharia Hospitalar, sendo pesquisador do CNPQ, atuando como consultor e orientador de pós-graduação.
Prof. Marcelo Boeger é Administrador de Empresas com mestrado em Planejamento Ambiental (UNIBERO) e em Gestão da Hospitalidade (ANHEMBI LAUREATE). Atua como consultor na Hospitallidade Consultoria. Atual Vice-Presidente Técnico Científico da ABDEH (Associação Brasileira para Desenvolvimento do Edifício Hospitalar) e coordena o comitê de FM em Serviços de Saúde da ABRAFAC e o Grupo de Excelência em Gestão Hoteleira do CRA-SP. Professor do MBA de Gestão em Saúde e Controle de Infecção Hospitalar (CCIH-MED), do MBA em Educação Executiva da Fundação Getúlio Vatgas e Fundação Dom Cabral e é o coordenador e professor do curso de especialização em Hotelaria e Facilities do Hospital Albert Einstein.