Poderão ser apresentados Trabalhos de Pesquisa, Estudos de Caso, Revisão de Literatura, entre
outros tipos de estudos sobre temas relacionados aos ambientes de saúde, conforme
especificações abaixo:
1. O trabalho deverá conter, minimamente, os seguintes tópicos: introdução, metodologia,
desenvolvimento e conclusões.
2. O aceite do trabalho estará sujeito à inscrição de pelo menos um de seus autores no evento.
3. Os pôsteres não serão publicados nos Anais do Congresso, e seu envio não implica na
obrigatoriedade de exposição.
4. Serão expostos somente os pôsteres que atenderem integralmente às regras e cuja inscrição
dos autores no congresso tenha sido efetuada até 15 (quinze) dias antes do evento.
5.Não serão concedidos gratuidades ou descontos nos valores de inscrição no congresso aos
autores ou coautores de trabalhos em formato de pôster. Todos os autores de pôsteres aceitos
receberão certificados de participação na seção de pôsteres, enviados pela coordenação de
trabalhos até 30 (trinta) dias após o evento.
6. Será aceito o envio de apenas 1 (um) arquivo por e-mail, contendo o pôster em formato
fechado (PDF), pronto para ser exposto, e o documento de cessão de direitos.
7. Quantidade máxima de trabalhos inscritos por autor: o mesmo autor poderá participar em até
3 (três) pôsteres, seja como autor principal ou coautor.
8. Durante o evento, os pôsteres ficarão em exposição permanente nos painéis expositores
eletrônicos.
9. Os pôsteres enviados passam a ser de propriedade da ABDEH, que poderá utilizá-los em
outras exposições ou publicações, a seu critério.
10. O envio do pôster configura aceite integral por parte de seus autores das normas e
condições aqui apresentadas.
Os pôsteres deverão ser enviados:
• Via e-mail para cbdeh2024@abdeh.org.br com o assunto “Envio de Pôster Científico”, contendo
arquivo PDF anexado, assim como a Declaração de Cessão de Direitos de Uso, assinada pelo
autor principal e salva em PDF, conforme modelo abaixo.
• Prazo máximo de envio dos pôsteres: 28 de julho de 2024 (data de envio registrada no e-mail).
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:
• O modelo (template) apresentado em conjunto a esta chamada segue como orientação para
apresentação dos trabalhos em pôster, referenciando dimensões de tela, tipos e tamanhos de
letras para texto e referências.
• É obrigatória a utilização da faixa com o logotipo do Congresso e a apresentação do conteúdo
descrito nesta Chamada de Pôsteres. A modelagem da apresentação é livre, a critério dos
autores.
Declaração de Cessão de Direitos para o uso de Pôsters
Eu, [nome completo do autor em caixa alta], [nacionalidade], com documento de identificação nº _____________, expedido por [órgão expedidor], residente e domiciliado em [endereço residencial], venho, pelo presente instrumento particular, autorizar a utilização do pôster [nome do trabalho], de minha autoria, pela Associação Brasileira para o Desenvolvimento do Edifício Hospitalar (ABDEH), instituição de caráter privado, sem fins lucrativos, com sede em São Paulo, SP.
A autorização, ora concedida, abrange sua exposição no X Congresso Brasileiro para o Desenvolvimento do Edifício Hospitalar e em outros eventos ou publicações, a critério da ABDEH.
Essa autorização é concedida em caráter gratuito, não oneroso, irretratável e irrevogável, não podendo herdeiros e sucessores argüir qualquer direito quanto ao(s) texto(s) autorizado(s).
Serão assegurados, ao autorizador, os créditos referentes aos textos de sua autoria, utilizadas na obra citada no caput deste instrumento particular.
[local], [data]
_________________________________________[assinatura do autor]
[nome completo do autor em caixa alta]
Médico sanitarista. Mestre e Doutor em Saúde Pública. Ex diretor de hospitais federais. Coordenador Executivo do Proqualis/ENSP/Fiocruz e Presidente da SOBRASP
Enfermeira, sanitarista, Doutora em Saúde Pública da ENSP/FIOCRUZ. Pós Doutoranda pela Universidade Federal de Santa Catarina, Mestre em Administração e especialista em Gestão Hospitalar e em Saúde Coletiva. Atuação na área da gestão de sistemas e serviços de saúde, com ênfase nos últimos dez anos no campo da infraestrutura em saúde no Ministério da Saúde. Atualmente atua na área de auditoria em saúde, no Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro e como professora de legislação em
saúde nos cursos de pós-graduação de gestão em saúde e em arquitetura em saúde do INBEC e do Instituto Albert Einstein.
Graduado em Medicina pela Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro, Pós-graduado em Administração Hospitalar e em Gerência Hospitalar, é o Superintendente Técnico da Organização Nacional de Acreditação – ONA. Foi Coordenador-Adjunto do Programa de Garantia e Aprimoramento da Qualidade em Saúde do Ministério da Saúde; e Coordenador do Projeto de implantação de Acreditação de Serviços de Saúde do Ministério da Saúde. Fellow e ISQua Expert da International Society for Quality in Healthcare – ISQua e Membro da SOBRASP, é um dos Fundadores da ONA e participa da autoria e desenvolvimento dos Manuais da ONA desde sua fundação.
Graduado em Arquitetura pela Universidade de Brasília, Mestre em Arquitetura pela McGill University. Doutorando em Psicologia pela Universidade Católica de Brasília. Atuou como consultor do Ministério da Saúde nos projetos Reforsus, Somasus e Hemorrede Sustentável, atuou na Fundação Nacional de Saúde – FUNASA. Membro de grupos de estudos para revisão da norma RDC-50. Coordenador e professor convidado em cursos de Especialização em Arquitetura Hospitalar. Presidente da ABDEH no período 2014-2017. Editor da Revista IPH. Membro do Conselho Mundial da International Federation of Healthcare Engineering – IFHE. Atua com pesquisas, projetos e consultorias.
Arquiteto, Doutorando, Especialista em Planejamento de Recursos Físicos em Saúde, e em Ciências Sociais e Saúde. Presidente (2008-2010) e Vice-Presidente (2010-2012) da AADAIH. Palestrante em congressos e seminários na Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Itália, México, Noruega, Peru, Uruguai e Venezuela. Presidente do 22º Congresso Latino-Americano (2011) e do XXIII Congresso Mundial da IFHE (2014). Diretor de Pós-Graduação do Projeto Edifícios de Saúde FADU UBA AADAIH, Professor de pós-graduação na Argentina, Brasil, Bolívia e Espanha. Coautor de livros e autor de artigos em revistas especializadas. Sócio da ArquiSalud (www.arquisalud.com.ar).
Arquiteta e Urbanista (FAU/UFRJ). Mestre e Doutora (PROARQ/FAU/UFRJ). Pós-doutorado (DPH/COC/FIOCRUZ). Especialista em Administração Hospitalar (IMS/UERJ). Foi professora do Instituto de Administração Hospitalar e Ciências da Saúde (IAHCS) e coordenadora e professora do Instituto Brasileiro de Educação Continuada (INBEC/UNIP). Foi arquiteta (SMS/Prefeitura do Rio de Janeiro). Pesquisadora dos Grupos: Saúde e Cidade (DPH/COC/FIOCRUZ) e Espaço-Saúde (PROARQ/FAU/UFRJ). Membro do Capítulo Sul-Americano da International Academy of Design and Health e da Rede Latino-americana da International Federation of Healthcare Engineering (IFHE). Membro do Conselho Editorial da ABDEH e do Comitê Científico da Sociedade Brasileira de Segurança do Paciente (SOBRASP).
Pós-doutorado pela Universidade da Coruña (2018), Doutora em Ciências pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP, FIOCRUZ) em 2008 – Capes nível 6, Mestre em Planejamento Urbano – Tecnologia pela FAU UnB (1999), Arquiteta pela FAU-UFRJ (1976), Licenciatura em Educação Física pela Dom Bosco (1988), Arquiteta da Secretaria de Saúde SESDF, Professora da FATECS e Coordenadora do Mestrado em Arquitetura e Urbanismo do CEUB e dos grupos de pesquisa Cidade e Habitação, novas perspectivas; Arquitetura, Qualidade Ambiental, Eficiência e Saúde. Membro da ABDEH (Associação Brasileira para o Desenvolvimento do Edifício Hospitalar) e membro do Comitê Técnico-científico dos congressos da ABDEH e outros.
Arquiteta, Doutora em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro -UFRJ, Especialista em Gestão Hospitalar pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Especialista em Gestão de Redes de Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca – ENSP/FIOCRUZ. Colaboradora em Ambiente Hospitalar pelo Ministério da Saúde. Coordenador Científico ABDEH – Regional Rio de Janeiro. Autora de diversas publicações sobre o tema da Arquitetura para a saúde e do livro “Ambiências sensíveis nos lugares de nascer”. Atualmente atua como Analista de Arquitetura e Engenharia na Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro – RJ.
Engenheiro civil (UFRGS/1979), mestre em Engenharia Civil (PPGCI/UFRGS/2022), sócio da Marczyk Engenharia LTDA., professor e consultor. Experiência em gestão e coordenação de uma diversa gama de projetos e obras de Construção Civil na área hospitalar, tendo atuado durante 38 anos em dois hospitais privados de excelência no RS- (HMD e HMV). Com visão estratégica no segmento hospitalar e conhecimento da gestão das operações de manutenção de infraestrutura; liderou o capítulo FMS de sete certificações internacionais da JCI Autor de diversas publicações, dentre elas o artigo “Slack in the infrastructure of Intensive care units: Resilience management in the post Pandemic era” (https://doi.org/10.1186/s12913-023-09495-4)
Arquiteto e Engenheiro Civil, especialista em Arquitetura de Sistemas de Saúde com pós-doutorado pela Universitat Politècnica de Catalunya. Atualmente é professor titular da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia, Editor Geral de Publicações e Editor da Revista Ambiente Hospitalar da Associação Brasileira para o Desenvolvimento do Edifício Hospitalar (ABDEH). É coordenador do Grupo de Estudos em Arquitetura e Engenharia Hospitalar, sendo pesquisador do CNPQ, atuando como consultor e orientador de pós-graduação.
Prof. Marcelo Boeger é Administrador de Empresas com mestrado em Planejamento Ambiental (UNIBERO) e em Gestão da Hospitalidade (ANHEMBI LAUREATE). Atua como consultor na Hospitallidade Consultoria. Atual Vice-Presidente Técnico Científico da ABDEH (Associação Brasileira para Desenvolvimento do Edifício Hospitalar) e coordena o comitê de FM em Serviços de Saúde da ABRAFAC e o Grupo de Excelência em Gestão Hoteleira do CRA-SP. Professor do MBA de Gestão em Saúde e Controle de Infecção Hospitalar (CCIH-MED), do MBA em Educação Executiva da Fundação Getúlio Vatgas e Fundação Dom Cabral e é o coordenador e professor do curso de especialização em Hotelaria e Facilities do Hospital Albert Einstein.